terça-feira, 17 de julho de 2018

O Brasil Venceu a Copa



Apesar de não parecer, devido à derrota no jogo contra a Bélgica, o Brasil saiu vitorioso nesta edição da Copa do Mundo. Não a seleção brasileira de futebol em si, que foi eliminada nas quartas de final, mas o país como contexto geral.

Sendo campeão, o Brasil perderia muito: a vitória seria da imagem de um jogador arrogante, mimado e que mostra que quando não se consegue por méritos, o melhor é ludibriar, simular e exagerar. Não que esta ideia já não seja bem aceita por muita gente. Para muitos, inclusive, é tida como a melhor opção. Esperteza vale mais do que ética.

Sendo um dos atletas mais populares do mundo, o mau exemplo se agrava. A falta de caráter ou, no mínimo, a falta de maturidade emocional e psicológica seria brindada com o prêmio maior da categoria. A equipe campeã do mundo seria liderada pelo arquétipo do famigerado jeitinho brasileiro.

Além da índole do craque brasileiro, a taça limparia um pouco da barra da corrupta instituição que comando o futebol no país, a CBF. Basta ver o histórico de seus últimos presidentes. A política brasileira também teve menos espaço para aprovar projetos obscuros que poderiam passar despercebido em meio a euforia e passeatas de comemoração pelo título.


Nem sempre as conquistas são justas (talvez muito poucas vezes sejam), no esporte e principalmente na vida. Mas é bom saber que, ainda que raramente, vença quem fizer por merecer. Ou pelo menos que o mau exemplo não pareça o melhor caminho a ser seguido.

                                                                                      
 
                                                                          por Marcelo Mendonça








Siga no INSTAGRAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário